Angra 1 fechou outubro com recorde histórico de geração

Da redação – 07.11.2016 –

Usina nuclear produziu 483.705,722 megawatts-hora (MWh), batendo o pico anterior de julho de 2014, quando produziu 482.221,362 MWh.

Enquanto o Brasil comemorou o outubro rosa, a Eletronuclear, controladora de Angra 1, fechou o mês no azul, com um recorde histórico de geração de energia. O volume seria suficiente para abastecer estados como Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Paraíba durante os 31 dias do mês passado. É pouco? O montante gerado poderia atender a todo o consumo mensal de energia da indústria automotiva brasileira.

Na avaliação da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, o marco “coroa o bom desempenho que Angra 1 vem tendo nos últimos anos”. Vamos conferir: em 2015, a unidade registrou a quinta maior produção de sua história, com 4,1 milhões de MWh. O círculo virtuoso, por sua vez, começou em 2014, quando a unidade gerou em torno de 5 milhões de MWh.

“Considerando o histórico de Angra 1, essa performance admirável representa uma trajetória consistente de recuperação da unidade rumo à excelência, a mesma que desejamos e vamos obter para a gestão de nossa empresa”, ressalta o presidente da Eletronuclear, Bruno Barretto. De acordo com a empresa, as melhorias para que o recorde fosse alcançado incluem a diminuição do número de desligamentos e reduções não planejadas de carga. O aprimoramento e a substituição de equipamentos também ajudaram a aumentar a confiabilidade da usina.

Entre as modificações estão o trabalho de engenharia e manutenção para aumentar a eficiência térmica da unidade e a otimização na aquisição de materiais e serviços. Hoje, a Eletronuclear possui duas unidades em operação, com potência total de 1990 MW, ou seja, 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro.