Aplicativo de obras é usado por 50 mil profissionais

Da redação – 21.11.2016 – 

Composta por oito subsistemas, plataforma monitora desde a emissão de documentos até a qualidade do material utilizado na obra.

Vendido como Plataforma como Serviço (PaaS), o Autodoc já está sendo utilizado por mais de 50 mil profissionais da construção, número que equivale à instalação em cerca de 800 empresas brasileiras. O aplicativo foi criado pelo CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) com o objetivo de fornecer controle para todos os processos de um canteiro de obras e pode ser acessado na Web ou executado em dispositivos móveis.

Composto por oito subsistemas diferenciados, o Autodoc possui módulos para a auditoria e controle de documentos das obras. Além disso, ele pode padronizar nomenclatura, fazer a gestão de dados e pendências, e criar gráficos e relatórios de acompanhamento das medições físicas do local. Outras funcionalidades são a integração das etapas de assistência técnica no cliente final, controle da qualidade do concreto utilizado e do consumo de água e energia da obra.

Para Ana Cecília Ribeiro, especialista em TI para Engenharia e Arquitetura do CTE, a plataforma foi desenvolvida para auxiliar o setor de construção a prever suas necessidades por meio do controle de processos. “Nos últimos anos, as construtoras passaram a contar com uma série de tecnologias que melhoram o desempenho dos processos, ligados tanto às questões de automatização por meio de máquinas e equipamentos, softwares que possibilitam os processos da empresa,assim como softwares de mobilidade”, explica.