Automóveis podem poluir menos com adoção de eixo elétrico

Da Redação – 28.06.2017 –
Um sistema de eixo modular da ZF, nomeado mSTARS, é posto pela fabricante como um avanço na busca por menos emissão de gases poluentes por parte dos automóveis. A tecnologia é indicada para carros totalmente elétricos ou híbridos e consiste num eixo de tração dinâmica, que funciona por meio de um sistema de acionamento elétrico com 150 kW de potência. A empresa anunciou o protótipo nesta semana, explicando que ele pode ser adequado com facilidade à maioria das carrocerias de carros médios e pequenos, incluindo os de tração nas rodas traseiras ou os tracionados em todas as rodas.
De acordo com a ZF, o acionamento completo do eixo, incluindo a unidade eletrônica, fica alojado de forma compacta no conjunto, facilitando a eletrificação de plataformas de veículos de série já existentes. Assim, explica Holger Klein, head da divisão de tecnologia de chassis para veículos de passeio da empresa, o mSTARS oferece opções de aplicação em diferentes segmentos de veículos e também é adequado para modelos híbridos, com célula de combustível e acionados por bateria. “A montagem no Vision Zero Vehicle evidencia a rapidez com que podemos chegar à produção de automóveis elétricos ou híbridos de alto desempenho”, diz ele, salientando que, com uma única variante de carroceria, as montadoras são capazes de reagir com grande versatilidade aos diversos requisitos do mercado.

O eixo mSTARS, de acordo com a ZF, também amplia o nível de segurança dos automóveis, já que oferece, até mesmo em sua versão básica, as mesmas características encontradas em suspensões traseiras sofisticadas, do tipo multilink (geralmente utilizadas em veículos compactos dos segmentos premium e esportivo).

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