BA abre concorrência para maior duto de gás do NE

Da Redação – 27.03.2017 –

Publicado na semana passada, edital especifica condições de construção e montagem do primeiro trecho do Gás Sudoeste

Com 306 km de extensão total, o Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste será o maior do gênero a ser implantado na Região Nordeste, segundo a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). A largada para a construção da fase inicial de 73 km foi dada na semana passada, com a publicação do edital. Orçado em quase 68 milhões, a obra prevê a construção e montagem de uma tubulação com 10 polegadas de diâmetro e a instalação de três estações de distribuição de gás natural. O prazo estimado é de 18 meses a partir da contratação oficial.

O Gás Sudoeste é o principal projeto do Plano Plurianual de Investimentos 2017-2021 da Bahiagás e envolve um aporte de R$ 505 milhões. Quando finalizado, o duto de distribuição passará por 13 municípios e será o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil, na avaliação da companhia. O objetivo? Fornecimento de gás natural aos setores industrial, comercial e automotivo, com destaque para as grandes mineradoras instaladas na região.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a ideia é ampliar cada vez mais a interiorização da matriz energética de gás na Bahia. “O novo gasoduto vai suprir o fornecimento da região sudoeste, na primeira etapa, chegando até Jequié e no futuro será estendido até Brumado, no oeste baiano”, pontuou o secretário.

A Bahiagás, concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, é uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Infraestrutura. Tem como acionistas o Estado da Bahia, a Gaspetro, subsidiária da Petrobras, e Mitsui Gás e Energia do Brasil.