Bahia confirma ponte de R$ 7 bi e governo federal anuncia pacote de R$ 6,1 bi para infra

Redação – 13.11.2020 – 

Investimentos foram anunciados no mesmo dia e, enquanto o primeiro receberá grande parte do aporte da iniciativa privada, o segundo é um remanejamento de recursos do governo.

Um consórcio formado pelos grupos chineses CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway 20 Bureau Group) assinou nesta semana contrato com o Governo do Estado da Bahia para construir e operar a ponte entre Salvador e Ilha de Itaparica. No mesmo dia (quarta-feira 11), o presidente Jair Bolsonaro sancionou pacote de obras e ações de infraestrutura aprovado pelo Congresso Nacional (Lei 14.077, de 2020) para remanejamento orçamentário de R$ 6,1 bilhões, sendo que o Ministério do Desenvolvimento Regional ficará com R$ 2,3 bi desse montante.

A obra baiana, cuja intenção de construção vem desde 2014, terá prazo de concessão de 35 anos e duração de quatro anos. Pelo contrato, 80% dos recursos totais de R 7,2 bi virão das empresas chinesas, ficando o Estado da Bahia responsável pelos R$ 1,5 bi restantes.

O empreendimento terá 12,4 km de extensão e se constituirá na maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, superando a Rio-Niterói (8,8 km), ocupando a 23ª posição no ranking mundial de pontes e listada entre as 100 maiores obras de infraestrutura do planeta. O objeto do contrato inclui ainda acessos viários em Salvador, com extensão de 4,60 km, nova rodovia expressa, a ser construída na Ilha de Itaparica, com 21,41 quilômetros, e recuperação e ampliação de trecho da rodovia BA-001.

O projeto faz parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico da Bahia, que estima a criação de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo dos 35 anos de PPP. Cerca de 250 municípios serão beneficiados com a redução da distância em mais de 100 quilômetros e de 90 minutos no tempo de deslocamento até a capital baiana.

“Além de facilitar e reduzir o tempo de travessia da Ilha de Itaparica, a nova ponte vai promover o desenvolvimento de diversas regiões do estado, como o sul do Recôncavo, Baixo Sul, Oeste da Bahia, além de todo o litoral sul e Região Metropolitana. É importante destacar que o projeto tem a sustentabilidade como pilar e prevê o mínimo impacto ambiental possível. Todos os procedimentos atenderão rigorosamente os compromissos ambientais estabelecidos pelos órgãos competentes”, destaca Chang Yunbo, chairman da CCCC South America.

A construção da ponte contará com Plano Básico Ambiental, que inclui programas socioambientais. Dentre as diversas ações previstas estão a educação ambiental dos trabalhadores e moradores da região, monitoramento da atividade pesqueira, de água e do fundo marinho, além da fauna.

Uma das metas da CCCC é investir em concessões e projetos privados de infraestrutura de transportes de forma completa, de modo a integrar vários tipos de capacidades – projeto, construção, operação financiamento.

Um dos maiores conglomerados de infraestrutura do mundo, a CCCC chegou ao país em janeiro de 2017, quando adquiriu o controle da Concremat Engenharia. A empresa brasileira participará do consórcio responsável pelas obras, ao lado de duas chinesas especializadas em construção de grandes pontes. O grupo participou diretamente do desenvolvimento e implantação de seis das dez pontes sobre o mar com as maiores extensões do mundo, incluindo a que liga Hong Kong, Macau e Zhuhai (maior ponte marítima existente, com mais de 50km), na província de Cantão, na China.

No Brasil, a CCCC também é controladora de um porto privado multicargas em construção em São Luís, capital do Maranhão e está à frente de um projeto de R﹩ 1,5 bilhão para instalar uma laminadora de aços planos em Marabá, sudeste do Pará.

Com o negócio, a CCCC reitera a importância conferida ao país em sua estratégia de investimentos, com foco em projetos de ferrovias, rodovias e portos. Com faturamento global na casa de US﹩ 80 bilhões, o grupo chinês tem como prioridade contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura, e a construção e operação da ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica é um passo decisivo nesta direção.