Baseado em internet das coisas, medidor permite gerenciar gastos empresariais com água, gás e eletricidade

Da Redação – 07.06.2016 –

A desenvolvedora de sistemas baseados em Internet das Coisas, Telit, está ofertando uma nova ferramenta para medição inteligente de contas de consumo. O Konect, como foi denominado, foi desenvolvido pela Kron Medidores – que se diz responsável pela automação de 90% dos shoppings centers e edifícios inteligentes no Brasil – e é focado em edificações empresariais de indústrias, prédios comerciais, condomínios e shopping centers.

Segundo a Telit, a solução é composta de hardware e software para gerenciar e monitorar os consumos e os gestores podem visualizar as informações remotamente, com acesso em tempo real. O objetivo da solução, reforça a desenvolvedora, é, além de reduzir os gastos, concentrar outras informações como temperatura e nível de umidade do ar no ambiente de trabalho.

“O Konect apresenta uma nova abordagem para o segmento de medidores de energia elétrica, pois é extremamente versátil, integrando outros dispositivos presentes em sistemas de automação e incorporando múltiplas funções. A energia, um dos principais insumos industriais, requer uma gestão eficiente que consiste na obtenção de melhor desempenho na produção e menor gasto, o que torna a organização mais competitiva”, avalia Roberto Bedicks, CEO da Kron.

Segundo ele, o dispositivo tem como funcionalidade o rateio de custo da energia elétrica de modo que, com a medição individualizada do consumo, o empresário pode tomar conhecimento das variáveis de um departamento específico em setores de uma fábrica, loja, prédio comercial (rateio por andar), condomínio etc. “A solução traz uma visão organizacional e segmentada, fornecendo uma melhor tomada de decisão, além de evitar os impactos negativos das contas de energia inesperados”, conclui Bedicks.