BNDES aumenta crédito para indústria e infraestrutura

Da Redação – 25.04.2017 –

Aumento de 30% nas aprovações de crédito para a linha Finame e de 25% nas consultas para investimentos em infraestrutura refletem sinais de retomada econômica

No primeiro trimestre deste ano, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) registrou um aumento de 30% nas aprovações de crédito pelo Finame, linha de financiamento muito utilizada pela indústria para a aquisição de maquinário pesado, mas que também movimenta os mercados de tratores agrícolas, caminhões pesados e máquinas de construção, entre outros. Para a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, este resultado refletem uma tendência de retomada da economia.

A aprovação é o último estágio antes do desembolso do banco, ou seja, antes do cliente tomar o empréstimo de fato. “Os desembolsos refletem o passado, pois temos projetos que levaram até dois mil dias para a liberação de recursos”, disse Maria Silvia. Já as aprovações, segundo ela, refletem a disposição do tomador no atual momento.

Outro dado que ela adiantou foi sobre as consultas para financiamento de investimentos em infraestrutura, que teriam crescido 25% no primeiro trimestre, frente a igual período do ano passado. A consulta ocorre quando o interessado envia pedido ao BNDES e o banco passa a avaliar a possibilidade do tomador de contratar o empréstimo.

Maria Silvia disse ainda os pedidos para financiamento de capital de giro cresceram mais de 300% no mesmo período em comparação com o primeiro trimestre de 2016. “O capital de giro não é necessariamente um sinal de retomada econômica, mas de preservação dos investimentos. As consultas melhoram e, com isso, vemos uma tendência de retomada gradativa do interesse em novos investimentos”, ela conclui.