BNDES aumenta crédito para indústria e infraestrutura

Da Redação – 25.04.2017 –

Aumento de 30% nas aprovações de crédito para a linha Finame e de 25% nas consultas para investimentos em infraestrutura refletem sinais de retomada econômica

No primeiro trimestre deste ano, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) registrou um aumento de 30% nas aprovações de crédito pelo Finame, linha de financiamento muito utilizada pela indústria para a aquisição de maquinário pesado, mas que também movimenta os mercados de tratores agrícolas, caminhões pesados e máquinas de construção, entre outros. Para a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, este resultado refletem uma tendência de retomada da economia.

A aprovação é o último estágio antes do desembolso do banco, ou seja, antes do cliente tomar o empréstimo de fato. “Os desembolsos refletem o passado, pois temos projetos que levaram até dois mil dias para a liberação de recursos”, disse Maria Silvia. Já as aprovações, segundo ela, refletem a disposição do tomador no atual momento.

Outro dado que ela adiantou foi sobre as consultas para financiamento de investimentos em infraestrutura, que teriam crescido 25% no primeiro trimestre, frente a igual período do ano passado. A consulta ocorre quando o interessado envia pedido ao BNDES e o banco passa a avaliar a possibilidade do tomador de contratar o empréstimo.

Maria Silvia disse ainda os pedidos para financiamento de capital de giro cresceram mais de 300% no mesmo período em comparação com o primeiro trimestre de 2016. “O capital de giro não é necessariamente um sinal de retomada econômica, mas de preservação dos investimentos. As consultas melhoram e, com isso, vemos uma tendência de retomada gradativa do interesse em novos investimentos”, ela conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *