Britânicos criam concreto mais resistente e que absorve menos água e sal

Redação (com informações do Equipment World) – 12.08.2019 –

Pesquisadores da Brunel University London criaram uma nova mistura de concreto que absorve 64% menos água e 90% menos sal do que o concreto normal. Por isso, a mistura se tornaria 42% mais forte e pode ser usada para compor pavimentos expostos à corrosão causada pelo sal, principalmente em locais praianos frios durante o inverno.

“A incorporação de um composto de acetato de sódio no concreto, na fase de mistura, trabalha na absorção de parte da água para formar cristais que revestem as paredes dos poros no concreto”, diz Mazen Al-Kheetan, doutorando no departamento de Brunel.

Al-Kheetan é o engenheiro civil e ambiental líder do projeto e complementa que esse composto aumenta a hidrofobicidade (quantidade a água repelida) do concreto, o que garante a redução da absorção de água pelos poros. “Além disso, ao aplicar sal de degelo a pavimentos feitos a partir dessa mistura de concreto, a presença do composto protetor dentro dos poros trabalha na remoção tanto da água quanto dos cloretos a base de água”, salienta.

l-Kheetan observa que, embora o desempenho de longo prazo da mistura de concreto esteja sendo avaliado, ela pode oferecer vantagens econômicas, porque é barata e fácil de preparar e oferece melhor proteção contra danos causados ​​pelo sal sem criar problemas de desempenho em outras áreas.”No trabalho experimental, notamos que usar o composto de acetato de sódio pode reduzir a resistência à compressão do concreto, apesar de sua vantagem em reduzir a absorção de água do concreto”, diz. “Por isso, temos trabalhado na produção de uma formulação ótima de concreto com uma dose ótima de composto para obter proteção máxima e resistência preservada”, explica.A pesquisa pode ser vista na íntegra neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *