Caixa em curto prazo nas operadoras é o foco da Openet

Por Nelson Valêncio – 09.10.2017 –

Empresa irlandesa quer reforçar sua plataforma de monetização rápida no Brasil, centrada em cobrança de alto desempenho

A especialização da Openet são os chamados sistemas de suporte a negócios (BSS, da sigla em inglês), mas um conceito fundamental da companhia é seu DNA em tempo real. E de onde veio o know how em tempo real? Do contato da empresa com atividades de billing (bilhetagem) e mediação, outras duas atividades fundamentais para que as companhias do setor não percam dinheiro em iniciativas de curto prazo. Exemplificando: as telefônicas têm dados sobre seus assinantes que viajam costumeiramente para o exterior, mas nem sempre oferecem pacotes sazonais que os satisfaçam e que gerem receitas adicionais. O papel da Openet é disponibilizar a inteligência para ações táticas que tragam dinheiro em curto prazo ou, em outras palavras, monetização rápida.

Segundo Antônio Júnior, vice-presidente de Marketing e Vendas da Openet para a América Latina, a companhia tem concorrentes, mas nenhuma delas focada somente na monetização rápida e poucas com a massa crítica que envolve a busca e interpretação dos chamados CDRs, sigla para registro de controle de chamada, os tijolos que compõem a bilhetagem dos serviços de telecomunicações. Sem um conhecimento apropriado, alguns elementos podem ser perdidos no caminho e, nesse caso, estamos falando de dinheiro. A ação em tempo real acontece, entre outros meios, pela notificação de ofertas aos clientes, incluindo campanhas de marketing inteligentes – saem de cena as comunicações sem sentido e entram as propostas que podem atrair o assinante.

Um dos recursos da Openet, de acordo com Antônio, é a plataforma RTOM (Real-time Offer Management), que viabiliza as ofertas e promoções instantâneas a partir do contexto (usuário em viagem, por exemplo) e do perfil (assinante corporativo ou residencial, entre outros). A operadora já tem os dados a respeito do assinante, incluindo seu gasto médio mensal, saldo remanescente de dados para aquela conta, risco de ele mudar de operadora ou ainda informações sobre o tipo de conta – pré-pago, pós-pago ou híbrido. “O que fazemos é agregar inteligência ao conjunto de dados e fazer isso em tempo real, com a montagem de campanhas direcionadas”, resume Antônio.

Dependendo do contexto, a experiência da Openet indica que uma ou mais ofertas podem ser enviadas. Em termos de resultados, A taxa de adesão de uma oferta realizada diretamente no dispositivo móvel – em tempo real e contextualizada –  é de 14% contra os 8% de upselling quando o aspecto tempo real deixa de fazer parte do processo.