Cali, na Colômbia, fecha maior contrato de telemetria para transporte urbano do continente

Da Redação – 02.09.2018 – 

A empresa GIT, que opera ônibus urbanos na cidade de Cali, na Colômbia, equipou 250 ônibus do sistema de transporte público com sistema de telemetria para gerenciamento de frota da Volvo Bus. O sistema deve auxiliar os operadores de transporte de passageiros no acompanhamento da operação, contribuindo para decisões que garantam maior eficiência e segurança operacional, além de prover maior rentabilidade à empresa.

“A telemetria coloca a tecnologia a favor dos negócios dos clientes, pois oferece a eles informações que os ajudam a traçar uma estratégia para a redução dos custos operacionais e, consequentemente, a aumentar a rentabilidade dos negócios”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

“República de Curitiba” busca vanguarda, e não é na Lava Jato

A tecnologia oferece informação por veículo e por motorista e permite acessar informações como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio. Segundo a Volvo Bus, também é possível acompanhar a posição do ônibus em tempo real, identificando atrasos, paradas não planejadas e desvios de rotas.

Aliando as informações de operação e condução coletadas, o operador pode investir no treinamento dos motoristas com base em dados concretos, que auxiliam a identificar pontos de melhoria de acordo com o perfil de condução de cada um deles, reduzindo o consumo de combustível e aumentando a vida útil das peças, fazendo o custo de manutenção diminuir significativamente.