Carregador para carro elétrico e sistemas de energia para metrôs e trens são o foco da ABB

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Da Redação 03.08.2015 – 

Soluções fazem parte do 5ª edição do Automation Power World Brasil que a empresa organiza em 19 e 20 de agosto em São Paulo.

A multinacional europeia vai mostrar novas tecnologias de carregamento de veículos elétricos e sistemas específicos de energia para metrôs e trens em São Paulo. No primeiro caso, o destaque é o DC Fast Charger – Terra 53 CJG. De acordo com a ABB, a tecnologia permite a integração fácil à rede de distribuição AC existente e só ela teria uma estação de carregamento rápido configurável com tipos de saída única, dupla ou tripla de 50 kW. O tempo de carregamento oscilaria entre 15 a 30 minutos em DC e 30 a 60 minutos em AC, podendo carregar até dois veículos simultaneamente. A estação também facilitaria a conexão de dados de seus carregadores em diferentes sistemas de software gerenciamento, plataformas de pagamento comerciais ou soluções de gestão de energia via internet. Em função disso, a ABB destaca que a tecnologia estaria preparada para assistência remota, resolução de problemas de diagnóstico e atualizações.

Energia regenerada economiza entre 10% e 30% no transporte ferroviário

Já para o setor ferroviário, a ABB destaca que o foco são os novos projetos de infraestrutura anunciados recentemente, tanto na área de passageiros como de carga. Para o segmento, a companhia vai apresentar sistemas e equipamentos para material rodante da linha Bordline, motores de tração, conversores de tração e auxiliares. De forma geral, esses produtos são responsáveis por converter a tensão da linha em energia de propulsão para controlar e conduzir os próprios motores de tração, e energia auxiliar para alimentar as cargas dos equipamentos auxiliares a bordo.

Ainda na área de infraestrutura, a ABB desenvolveu a linha de produtos EnvilineTM, com sistemas de gerenciamento de energia (EMS), incluindo o sistema de armazenamento de energia (ESS) e o sistema de recuperação de energia (ERS). Eles são responsáveis por recuperar e armazenar a energia regenerativa de frenagem dos veículos, reduzindo assim o consumo de energia total do sistema de transporte ferroviário entre 10% e 30%. Outro destaque para projetos metroferroviários são os sistemas de telecomunicações, os quais fazem parte do programa de palestras dos dois dias de evento.