Caterpillar promete aumento de 30% em produtividade em minas

Da Redação – 02.06.2017 –

Pacote inclui desde equipamentos autônomos até plataforma digitais que auxiliam operações subterrâneas e a céu aberto

A mineração, ao contrário do que muitos leigos pensam, já aplica recursos avançados há um certo tempo. Na avaliação da Sotreq, distribuidora da marca Caterpillar – Cat para os mais íntimos – a lista de recursos disponíveis pode aumentar a produtividade em até 30% e aumentar a segurança das operações em campo. Um exemplo são os equipamentos autônomos, semiautônomos ou operados por controle remoto ou cabine remota.

Eles envolvem tarefas realizadas a distância, com diferenciações sutis: podem estar na linha de visão do trabalhador (controle remoto) ou serem executadas por meio de um sistema de câmera que possibilita (cabine remota), com a visualização do local de trabalho. Nesse último caso, a operação é controlada a grandes distâncias.

Tecnologicamente, a Cat empacotou vários recursos na plataforma MineStar, definida como um “sistema integrado de gestão de equipamentos móveis mais abrangente do mercado”. O pacote é modular e inclui o Detect, Terrain, Health, Flet e Command. O primeiro melhora a percepção do operador sobre o ambiente em torno do equipamento e elimina riscos de acidentes com outros veículos.  ou equipamentos. Já o módulo Terrain envolve desde o planejamento até o controle de minérios, incluindo desde a escavação até o carregamento.

O Health e o Fleet estão focados na frota em si. O primeiro é usado no monitoramento online de condições e operações da frota, fornecendo uma visão gráfica de dados dos componentes da máquina. O Fleet, por sua vez, é uma ferramenta de despacho eletrônico e que também possui avançados algoritmos para o gerenciamento da frota, das designações e da produtividade em tempo real.

Na avaliação da Sotreq, o Fleet é totalmente adaptado a qualquer equipamento e tem um histórico de sucesso em minas no Brasil. O Command encerra a lista de módulos e envolve sistemas de controle de equipamentos de mineração por meio de controle remoto, semiautônomos e autônomos.