Cemig testa aeronave não tripulada para inspeção de linhas de transmissão

Da redação com informações da Cemig – 31/08/2016

Ela deverá substituir os helicópteros tripulados atualmente usados e também vai monitorar a rede de distribuição e outros ativos, incluindo reservatórios e áreas de servidão.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai adotar os chamados Vant, sigla para veículo aéreo remotamente pilotado, como recurso de inspeção preventiva de linhas de transmissão e distribuição de energia. Os Vants devem substituir os helicópteros atualmente adotados para esse tipo de tarefa e atuam bem próximos às redes. Além da segurança, os Vants podem reduzir, segundo a concessionária, os custos e ampliar a periodicidade das inspeções. E mais: se conseguir autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Cemig poderá usar os veículos para a mesma tarefa, mas em períodos noturnos.

A adoção dos Vants pela concessionária mineira acontece em parceria com a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec) e conta com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O monitoramento pode incluir ainda outros ativos de infraestrutura além das linhas de transmissão e distribuição.

É o caso do monitoramento de possíveis invasões das faixas de servidão e acompanhamento do crescimento de vegetação próximo às linhas. A visualização de erosões próximas às torres é outro processo que deve ser realizado com uso do Vant. A aeronave não tripulada também será utilizada na inspeção das bordas dos reservatórios das usinas, avaliando o risco de invasões, e na monitoração de áreas ambientais da empresa, entre outros.

A entrada em operação do Vant depende de alguns ajustes finais nos testes – que estão sendo realizados na área rural de Lagoa da Prata – e da entrada em vigor da regulamentação para a utilização dessas aeronaves, que está em fase de aprovação pela Anac. Atualmente, apenas estão autorizadas a voar os Vants utilizados para fins de pesquisa e desenvolvimento, que possuam o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), emitido pela Agência para cada aeronave e somente voos até a linha visada.

Segundo a Cemig, a concessionária foi a primeira empresa do setor elétrico a conseguir o Cave para um Vant. Os testes atendem às recomendações dos órgãos responsáveis pelo controle da utilização dessas aeronaves. Além da autorização da Anac, também foi necessária a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a utilização dos rádios e também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio do Notam (sigla em inglês para “Notice to Airmen”, ou aviso aos aeronavegantes) emitido para a área de testes.

O modelo Cemig/FITec que está sendo testado tem 3,8 metros de envergadura e 1,7 metro de comprimento. Foi construído utilizando diferentes materiais, como fibra de vidro, fibra de carbono e aramida (fibra sintética conhecida pelo nome comercial kevlar). A aeronave pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e tem autonomia de voo de duas horas.