Chile tem primeira planta de microgeração comercial plug and play

Da Redação – 08.08.2017 –

Italiana Enel, em parceria com EPS, monta sistema plug and play que fornece energia para acampamento que abriga 600 técnicos

Cerca de seis centenas de profissionais que trabalham no projeto da usina geotérmica Cerro Pabellón, no Chile, agora possuem um dos acampamentos mais high tech do mundo. Estamos falando de energia limpa e híbrida, de microgeração e da maior instalação comercial plug and play do mundo. Vamos por etapas: a iniciativa foi instalada a quatro mãos, com a parceria entre o grupo Enel – e sua subsidiária chilena – em conjunto com a o apoio tecnológico da norte-americana EPS (Electro Power Systems), criando uma planta com capacidade superior a 580 kWh. Trata-se de uma planta híbrido, que combina a geração fotovoltaica e o armazenamento em dois sistemas – um baseado em hidrogênio e outro à base de baterias de lítio.

O fato de ser “plugável” facilita a ativação do sistema, que entra em operação imediata, principalmente em locais remotos com baixa ou nenhuma eletrificação. Isso acontece porque os componentes são desmontáveis, para o transporte, sendo reconectados no local de operação. Na base chilena, o sistema está ligado ao circuito que fornece energia para o acampamento. Isso mostra que a planta pode trabalhar integrada – ou não – a uma rede de energia tradicional. Outro aspecto positivo é a geração limpa, substituindo, por exemplo, os geradores a diesel. A inovação, no projeto chileno, seria sua configuração em tamanho comercial.

Tecnicamente, a planta depende de um sistema híbrido de armazenamento de energia (HyESS, da sigla em inglês), formado pelas placas fotovoltaicas de 125 kwp, complementados por um arranjo de armazenamento de hidrogênio (450 kWh) e um sistema de armazenamento em baterias de lítio (132 kWh). A combinação da planta solar com a instalação de armazenamento, cuja capacidade é superior a 580 kwh, converte a energia solar em uma fonte estável de energia para aumentar a estabilidade e a flexibilidade da rede.

Além disso, um sistema de controle inovador otimiza os fluxos de energia produzidos pelos módulos fotovoltaicos, assegurando que eles sejam compartilhados com eficiência entre os dois sistemas de armazenamento, a fim de assegurar a disponibilidade contínua da fonte de alimentação. Como resultado, a planta de microgeração é capaz de fornecer energia limpa durante 24 horas por dia, sem o apoio de qualquer gerador a diesel para o seu funcionamento normal, ao contrário da maioria das plantas deste tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *