China tem projeto piloto ativo de porto inteligente usando rede 5G

Redação – 07.03.2019 –

Parceria entre a operadora China Unicom e a fabricante Ericsson viabiliza projeto no Porto de Qingdao

O primeiro porto do mundo com tecnologia 5G está entrando em operação na forma de um piloto que junta a operadora China Unicom e a Ericsson. O projeto está sendo ativado no Porto de Qingdao, na China. A divulgação foi feita durante o Mobile World Congress 2019, quem aconteceu em Barcelona na semana passada. Entre os resultados preliminares do uso de recursos de 5G como Internet das Coisas (IoT) está a redução de 70% nos custos de mão de obra em relação aos portos tradicionais que não apresentam uma automação do nível do projeto chinês.

“O porto inteligente 5G de Qingdao é um piloto de cooperação industrial de quinta geração e nós esperamos ter frutos tanto para as soluções de rede 5G como em aspectos de negócios”, disse Zhang Yong, gerente geral do Instituto de Pesquisa da China Unicom. Já a Ericsson afirma que o projeto poderá ser replicado em outras instalações portuárias.

Lembrando: o porto de Qingdao está entre os dez mais movimentados do mundo, processando cerca de 19,3 milhões de contêineres por ano. Ele é o primeiro da Ásia a ter uma operação totalmente automatizada (desde 2017) e continua na vanguarda de inovação portuária, agora com uso de recursos 5G.

Entre eles, estão a solução da fabricante de equipamentos portuários Shanghai Zhenhua Heavy Industries (ZPMC), que já completou seis meses usando a infraestrutura de 5G. Parte da solução da ZPMC é o guindaste de movimentação automatizado ship to shore (STS), que faz o traslado dos contêineres entre o navio e o porto usando a rede 5G existente na instalação.

A conexão 5G inclui ainda o tráfego de dados de mais de 30 câmeras em alta definição, assim como os dados de controle para o controlador lógico programável (PLC). Essas operações requerem baixa latência, no nível de milissegundos, o que permite o controle remoto automatizado e em tempo real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *