China triplica consumo de energia primária entre 2010-14

Da Redação 09.09.2015 –

Na Índia, volume dobra no mesmo período, segundo relatório Commodity Markets Outlook, do Banco Mundial

O consumo de energia primária nos dois países asiáticos que integram o grupo dos BRICs indica um forte crescimento, segundo o Banco Mundial. Na China, o volume triplicou entre 2010-14, período analisado pelo documento. Juntos, os dois representam nada menos do que 28% do consumo de energia global. Em 2014, a China teve uma pequena redução de 3%, enquanto os níveis indianos continuam robustos.

Em termos de fonte energética, ambos os países focam no uso de carvão mineral e puxaram o aumento de demanda dessa commodity em nível mundial. A China, por exemplo, consome metade do carvão global (era um terço em 2000). Os indianos, por sua vez, usam um décimo do carvão destinado à geração de energia (o dobro do que consumiam em 2000).

Na China, de acordo com o relatório, há uma procura pela diversificação da matriz, com maior uso de petróleo, gás natural, fonte nuclear e energias renováveis. O consumo chinês de petróleo dobrou em relação ao ano 2000, passando de 4,8 para 11,1 milhões de barris/dia, o que seria 12% do consumo global, enquanto os indianos ficariam com 4%.