Clube dos trens voadores inclui França, Japão, China e EUA

Da redação, com informações do DW – 27.09.2016 –

Além da Alemanha, os trens balam circulam por outros países, incluindo o pioneiro Japão. Na Califórnia, o projeto arrojado prevê velocidades de mais de 1,2 mil km/hora.

O mais rápido dos trens-bala continua sendo o francês TGV (Train à Grande Vitesse, trem de alta velocidade), que circula desde 1981. Sua mais nova versão, o AGV (Automotrice à Grande Vitesse, automotriz de grande velocidade), atingiu 574 km/h em 2007. Normalmente, no entanto, eles andam a no máximo 320 km/h. Trens com a base do TGV circulam na Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Suíça e Itália.

TGV francês, o mais rápido.
TGV francês, por enquanto o mais rápido.

Já o Siemens Velaro, família de trens de alta velocidade sem locomotiva, mas com a potência de tração distribuída, opera em alguns países. O veículo tem motores sob cada eixo e o mais rápido de todos da série é o Harmony CRH 380A, em circulação na China. Num teste em 2010, ele atingiu 486 km/h. O trem liga Pequim e Xangai com uma velocidade operacional de 380 km/h.

O Japão, no entanto, foi pioneiro nessa área com o trem bala inaugurado para os Jogos Olímpicos de 1964. Seu antecessor já andava regularmente a 210 km/h. Hoje, trens da nova geração, como o da foto, têm uma velocidade operacional de 320 km/h.

Velaro, na China, sem condutor.
Velaro, na China, sem condutor.

Nos Estados Unidos, o projeto do Hyperloop, sistema de transporte pneumático, está sendo desenvolvido na Califórnia. A ideia é que seus estreitos vagões flutuem sobre um colchão de ar que eles mesmos formam ao se locomoverem em alta velocidade – que pode chegar a 1.225 km/h.