Comgás aumenta base de clientes em 7%, mas receita cai

Da Redaçã0o – 16.02.2017

Concessionária fecha 2016 com 111 mil novos assinantes, a maioria dos quais no segmento residencial. Receita líquida cai em 14,2% no período. 

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) encerrou o ano passado com 1.685.261, um incremento de 7,1% em sua base de assinantes. Já o volume de vendas da empresa, excluindo as negociações para termogeração, foi de 4,1 bilhões de metros cúbicos, o que representa uma queda de 4% em relação a 2015. Já o volume do mercado residencial apresentou crescimento de 17% no ano, reflexo da adição de 110 mil novos clientes e impactado pela menor temperatura média e pelo fim da crise hídrica.

Os clientes comerciais também mostraram um resultado positivo de 6,3%, suportado pela adição de 932 clientes ao longo do ano, compensando a menor atividade econômica do período, na avaliação da concessionária. O segmento industrial, por sua vez, teve uma queda de 5,5% no volume anual. Para a Comgás, esse número refletiu a crise econômica que impactou de forma negativa a atividade industrial no país. Ao longo do ano, no entanto, foi observado um arrefecimento da crise nesse segmento, indica a concessionária.

No segmento automotivo (GNV), o volume ficou praticamente estável em relação a 2015, revertendo a tendência de quedas expressivas apresentadas nos últims anos. A razão, segundo a Comgás foram as iniciativas da companhia para promover a utilização do GNV e pela maior competitividade do gás frente aos outros combustíveis líquidos (gasolina e etanol), com o consequente aumento das conversões.

Em termos financeiros, a empresa apresentou uma receita líquida de R$ 5,7 bilhões (-14,2%) no ano, refletindo as reduções das tarifas, definidas pelas portarias da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) de maio e de setembro de 2016, e o menor volume vendido. “Estes efeitos foram parcialmente compensados pelo mix de vendas, com maior participação dos segmentos residencial e comercial. Cabe destacar que as reduções das tarifas ocorreram em virtude da queda do custo do gás e não impactaram as margens normalizadas da companhia”, diz o documento oficial da concessionária.