Construtora aposta no aço para prédios e casas

Redação – 23.04.2019

O uso do aço em obras de construção civil não é novidade, desde a estrutura para fundações até mesmo obras complexas de estrutura metálica. Mas para a CMC Módulos Construtivos, do Grupo Lafaete, a inovação envolve o sistema Light Steel Frame, estrutura de aço leve, na tradução livre, técnica também já adotada em outros países como Estados Unidos.

A ideia está sendo viabilizada com suporte da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) que possibilitará a montagem de residências ou estabelecimentos comerciais de médio e alto padrão. A tecnologia possibilita a fabricação automatizada de módulos 2 e 3D, que gera painéis, banheiros e cozinhas que já vão prontos e acabados para a equipe de construtores, o que aumenta sua praticidade e diminui os transtornos causados por qualquer construção ou reforma.

Segundo a CMC Módulos, cada peça é produzida de acordo com as medidas definidas previamente no projeto arquitetônico de cada cliente. As estruturas são mais leves do que as convencionais e não perde em segurança, oferecendo ainda desempenho termo-acústico (isolamento de temperaturas e ruídos) e evitando problemas com mofo ou proliferação de fungos pela umidade.

Vanderley John, coordenador do projeto e da unidade EMBRAPII Poli-USP, destaca que a tecnologia trará soluções para dois problemas da atualidade: aumento da produtividade, resultado da industrialização, e redução do impacto ambiental, resultado do uso de componentes leves que colaboram na redução de perdas nos canteiros de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *