Consumo de energia está próximo a níveis pré crise, apontam especialistas

Redação – 12.08.2020 –

Em julho, o consumo de eletricidade foi apenas 0,7% menor que o mesmo mês do ano passado. Para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), isso mostra que estamos voltando aos níveis pré-pandemia.

No mercado livre o resultado foi melhor, com avanço de 2,0%, mantendo a tendência de recuperação das atividades. Já o mercado regulado apresentou retração de 2,0% no período. Os percentuais não consideram expurgos de migrações entre os ambientes.

Para efeitos de comparação, no mês de abril, que registrou a maior queda devido às medidas de combate ao novo coronavírus, a retração chegou a 12,1% no Sistema Interligado Nacional – SIN, com diminuição de 11,5% no mercado regulado e de 13,6% no livre.

Os dados preliminares levam em conta o consumo total do mercado cativo, em que o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras, e do livre, que permite a escolha do fornecedor e a negociação de condições contratuais. Além disso, o estudo não considera os dados de Roraima, único estado não interligado ao sistema elétrico nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *