Daimler e Volvo terão empresa dedicada a células de combustível

Redação – 12.06.2020 –

O Daimler Truck Fuel Cell é uma nova estrutura organizacional e jurídica da montadora para as atividades na produção em série de sistemas de células de combustível para caminhões e ônibus. O Grupo Volovo já fechou um acordo preliminar para estabelecer uma nova joint venture para desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas de células de combustível com a Daimler para veículos comerciais pesados e outras aplicações, como o seu uso em instalações fixas.

O Grupo Volvo vai adquirir 50% da empresa para essa finalidade. Todas as transações em potencial estão sujeitas a análise e aprovação pelas autoridades competentes responsáveis pela livre concorrência. A Daimler Truck AG e o Grupo Volvo deverão dar início à produção em série de veículos comerciais pesados com propulsão por célula de combustível para transportes rodoviários de longa distância na segunda metade da década.

Andreas Gorbach e Christian Mohrdieck foram nomeados diretores executivos da nova empresa da Daimler dada a com sistemas de propulsão convencionais e alternativos, em especial, os sistemas de célula de combustível. Gorbach já vinha trabalhando no cargo de gerente sênior responsável pelos assuntos relativos a células de combustível na Daimler Truck AG desde o início de maio deste ano. Isso terá continuidade em seu novo cargo adicional de CEO da Daimler Truck Fuel Cell. Já Mohrdieck esteve encarregado do desenvolvimento de células de combustível no Grupo Daimler desde 2003. Ele é o diretor executivo da unidade de desenvolvimento de células de combustível da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH e será alocado para a nova subsidiária.

“A célula de combustível é uma solução decisiva para possibilitar transportes rodoviários pesados de longo percurso livres de emissões de CO2. Nós, e nosso futuro parceiro na joint venture, o Grupo Volvo, estamos convencidos disso. Estamos também determinados a realizar, juntos, o desenvolvimento e a produção em série das células de combustível e, agora, damos os principais passos na execução de todos os preparativos necessários para a planejada joint venture”, diz Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *