Daimler investe meio bilhão de Euros em caminhões autônomos

Redação – 16.01.2019 –

A Daimler Trucks anunciou nesta semana que está investindo meio bilhão de Euros no desenvolvimento de de caminhões totalmente autônomos, enquadrados no nível 4 de automação da SAE. Esse nível prevê rodagem autônoma em áreas pré-definidas e entre locais específicos, sem a necessidade de intervenção do motorista.

Hoje, os desenvolvimentos mais avançados estão no nível 2 da SAE para transporte comercial, com condução parcialmente autônoma. Nesse caso, a Daimler Trucks lançou o Cascadia, que pode frear, acelerar e dirigir de maneira autônoma em percursos menores em qualquer faixa de velocidade. Segundo a fabricante, isso o diferencia dos demais sistemas de condução autônoma no nível 2, que, geralmente, só funcionam acima de certa velocidade. O Cascadia deve ser o primeiro caminhão

Direção autônoma no Brasil
Em 2018, a Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, lançou o Axor 3131 com direção autônoma. Esse é o primeiro caminhão da marca com condução autônoma a ser utilizado numa operação diária de colheita de cana-de-açúcar no Brasil.

O Axor 3131 atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.

 

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