Direção elétrica da ZF é passo para a descarbonização de caminhões

Da Redação – 16.07.2018 –

Direçaõ elétrica ReAX EPS, da ZF

Baseada no conceito de direção eletromecânica para carros de passeio, a ZF desenvolveu a ReAX EPS, que é uma adaptação da tecnologia para caminhões e ônibus. Trata-se de uma unidade de controle integrada, transmissão e sensores, que dão condições para que os veículos comerciais do futuro dispensem motores a combustão. O que tem a ver a direção com a combustão? Simples, vamos explicar.

O novo sistema de direção elétrica da ZF é compacto, mas leva um conjunto de atuadores acionado por motor elétrico de 70 Nm, potência suficiente para proporcionar o torque na direção dos veículos comerciais. Com isso, o sistema de direção dispensa a necessidade de bomba hidráulica, que é um consumidor de energia do veículo e necessita de motor à combustão ou elétrico para acioná-lo.

“Após os primeiros testes, podemos dizer que a direção ReAX EPS é mais eficiente que o nosso avançado sistema eletro-hidráulico, além de pesar menos”, diz Mitja Schulz, Head da unidade de sistemas de direção para veículos comerciais da ZF. Segundo ele, pelo fato de ser um conjunto compacto, abre mais espaço no veículo para instalação e estruturação de outros sistemas, como acionamentos elétricos que interagem com a nova direção.

“A ReAX EPS é perfeitamente adequada para utilização com funções de condução automatizada, pois o giro das rodas dianteiras pode ser ativado exclusivamente pelo controle do atuador eletromecânico, independente dos movimentos do volante”, conclui o especialista.