Drones poderão ser usados para combate a roubo de cargas

Da Redação – 13.06.2017 –

Desde começo de maio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu regulamentação para uso dos chamados veículos aéreos não tripulados (Vants)

Independente da terminologia – drone ou vant – a tecnologia poderá ser usada no combate ao roubo de carga, um problema que causou prejuízos de R$ 1,4 bilhão somente em 2016. Os dados são do comitê do setor de cargas do Reino Unido e colocam o Brasil no nada honroso oitavo lugar entre os países mais perigosos para o transporte nesse segmento. O uso dos drones com esse fim já está operacional na Espanha e, em Portugal, a adoção deve ser seguida pela regulação – ainda pendente.

As informações são da FT Sistemas, fabricante do modelo 200FH, projetado para uso em aplicações para o mercado civil, incluindo agronegócio e infraestrutura. O aparelho pode ser usado para aplicações que demandam imageamento em tempo real e possui sistemas de pilotagem, navegação e de contingências. De acordo com a FT Sistemas, essas características garantem a pilotagem automatizada e mantém o drone preparado para casos que exijam “identificação de situações de risco, degradação de comunicações e pouso seguro”.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa brasileira nos últimos 10 anos para atendimento aos requisitos das Forças Armadas e de clientes privados e recebeu investimentos de mais de R$ 9 milhões.