Elektro adota medidores inteligentes com recursos de IoT

Da Redação – 14.11.2018 –   

Modernização da rede envolve tecnologia desenvolvida pela Itron e Eletra

Os nomes são parecidos, então não vamos confundir: a concessionária Elektro, do grupo Neoenergia, está modernizando sua infraestrutura de distribuição com dispositivos criados pela Itron, em parceria com a Eletra Energy. O foco, segundo a Itron é usar a sua plataforma de rede Gen5 para “garantir eficiência energética, maior monitoramento da rede e melhor uso das informações para a concessionária”.

Medidores inteligentes da linha Zeus são parte da rede

Na prática estamos falando de substituir os atuais medidores de eletricidade por modelos inteligentes da Eletra, uma parceira comercial autorizada da Itron, e que vai implantar a rede em três cidades (Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões), em 2019. O projeto é inicial, mas é bom entender que o grupo Neoenergia é o segundo maior distribuidor de energia elétrica do Brasil, cobrindo mais de 13,6 milhões de clientes.

O projeto nas três cidades paulistas envolve a instalação de 40 mil medidores Zeus, da Eletra, que vão funcionar na rede Gen5, da Itron. Com essa infraestrutura, a Elektro tem a missão de melhorar a qualidade do fornecimento e reduzir perdas comerciais nas três cidades usadas como piloto. A Itron também prestará serviços profissionais e de manutenção de software para garantir que a entrega, as operações e as atualizações dos softwares ocorram de forma confiável e previsível.

Na avaliação da Itron, a Elektro inicia um modelo de distribuidora como operadora do sistema energético, indo além do papel atual de operadora da rede. “Em uma rede multiplataforma, a empresa será capaz de integrar soluções inteligentes para a rede elétrica, como automação de distribuição e indicadores de controle de falha (FCIs), além de ajudar as cidades a integrarem soluções inovadoras como iluminação inteligente e controle de tráfego”, diz a nota oficial. Ou seja, todo um portfólio de digitalização, usando recursos de IoT.

“A combinação dos medidores inteligentes da Eletra com a rede da Itron vai melhorar nossa infraestrutura e a prestação de serviços para nossos clientes”, afirmou Heron Fontana, Superintendente de Smart Grids da Neoenergia. “Como a rede da Itron é compatível com o Wi-SUN, está alinhada com nossa estratégia de digitalização das redes usando padrões abertos, possibilita novas aplicações como automação de distribuição, iluminação pública, entre outras.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *