Rio Acre atinge o menor nível de todos os tempos

Da Redação – 22.09.2016 – 

Manancial perdeu cerca de seis centímetros de profundidade em apenas um dia.

O período de estiagem tem acelerado a vazão do Rio Acre em Rio Branco (AC). A informação é da Defesa Civil do município e se reflete na medição realizada no último final de semana. De acordo com o órgão, o rio atingiu a marca de 1,30m de profundidade no sábado, dia 17, nível que era seis centímetros maior 24 horas antes.

Em uma tentativa de amenizar a situação, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) vem aplicando um Plano de Contingência, desde julho, que garante o funcionamento da rede que  abastece a capital do Estado. Segundo Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa, entre as ações do Plano estão a instalação de novas tubulações, cinco bombas e três balsas flutuantes, e a limpeza dos mecanismos de captação de água de duas estações de tratamento de água (ETA) da cidade.

“Estamos avaliando as intervenções que já executamos nas ETAs e efetuaremos as adequações necessárias para os processos de captação e distribuição de água”, disse Magalhães.  Ele reforça que o apoio da população é fundamental por meio da economia de água.