Enel mostra os bastidores da construção de nova subestação

Redação – 10.05.2019 –

Ativada em São Bernardo do Campo (SP), somente a unidade custou R$ 20 milhões

Com foco em mais de 180 mil pessoas, a construção da nova subestação Batistini, da Enel Distribuição, envolveu outras iniciativas da concessionária de energia. Além da subestação, a distribuidora também está investindo na construção de rede de distribuição, que tem por objetivo acompanhar o crescimento da região, obra deve ser concluída até o final do primeiro semestre.

Outra inciativa é a poda de cerca de 21,5 mil árvores na região e a instalação de 49 km de Spacer Cable, um tipo de cabeamento mais resistente a interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores.

Do ponto de vista de rede inteligente, a companhia instalou dois conjuntos de religadores automáticos nos últimos três meses, equipamentos que têm o objetivo de reduzir o número de ocorrências e diminuir o tempo para o restabelecimento da energia.

Lembrando que a Enel Distribuição possui 192 subestações no estado de São Paulo, com 463 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.420 MVA. Com a nova unidade, a empresa pode redistribuir as cargas de outras subestações.

A subestação recém ativada, por sua vez, tem potência instalada de 66 MVA – 88 kV / 13,8 kV. É totalmente automatizada e monitorada à distância por meio da Central de Operações da distribuidora, localizada na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, técnicos da concessionária também podem atuar remotamente nos equipamentos da subestação, o que evita o deslocamento de equipes e agiliza os reparos.

A construção foi iniciada em janeiro de 2018, com a topografia, limpeza e terraplanagem do terreno. Em seguida, começaram as obras para a construção das edificações, montagem eletromecânica e comissionamento dos equipamentos.