Engenharia e construção vivem tsunami de digitalização

Da Redação – 28.08.2017 –

Segundo avaliação da consultoria McKinsey, novas tecnologias estão transformando todas as etapas do processo nas duas áreas

A indústria de engenharia e construção está começando a enfrentar um cenário já conhecido em outras áreas, incluindo a reserva de hotéis e os táxis. Táxi? Pense rápido e se pergunte se você usa essa palavra ou soletra quase que automaticante Uber ou outro player do segmento. O levantamento da McKinsey, que vem divulgando constantemente dados sobre o universo de construção e engenharia, mostra o avanço das empresas que fornecem softwares e hardwares para os dois setores e para o cruzamento de ambos, o de infraestrutura.

A consultoria destaca que entre as barreiras que começam a ser derrubadas na adoção mais forte de tecnologias disruptivas estão os modestos retornos que os usuários viram ao usar essas plataformas para melhoria da produtividade, especialmente aquelas que exigem investimentos substanciais. Outras empresas simplesmente não estão familiarizadas com ferramentas e soluções em áreas além da colaboração digital.

Para facilitar o encontro desses mundos, a McKinsey analisou mais de 1.000 empresas de criação de software de construção e seus produtos. “Primeiro, identificamos casos de uso comum para os quais as ferramentas de software estão sendo desenvolvidas em todas as fases do projeto (design, pré-construção, construção e operações e gerenciamento)”, diz o comunicado oficial. A etapa seguinte, segundo ela, foi o exame dos padrões de investimento para determinar se os provedores de soluções estão deslocando seus recursos para diferentes aplicativos, pois isso poderia fornecer dicas sobre ferramentas que podem em breve chegar ao mercado.

Os dados também envolvem o outro lado do balcão, ou seja, empresas de construção e engenharia. Nesse caso, a as informações envolvem o Levantamento de Produtividade de Construção do McKinsey Global Institute, que recebeu respostas de mais de 200 executivos seniores. “Os dados da pesquisa nos ajudaram a entender os desafios comuns que surgem quando as empresas implementam e ampliam as soluções digitais, bem como possíveis estratégias de mitigação”, complementa a consultoria ainda em documento oficial.

 

Para facilitar a vida dos leitores do InfraROI, traduzimos um dos quadros do artigo da McKinsey (veja acima), que resume bem o cenário de transformações. Para quem quiser acessar o documento na íntegra clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *