Essencis inaugura maior termelétrica do Brasil movida a biogás de aterro sanitário

Da redação – 16.09.2016 –

Ativação acontece hoje (16) em Caieiras, na Grande São Paulo. Instalação tem 21 módulos motogeradores de 1,4 MW cada, fornecidos em contrato turnkey pela AB Energy.  

A Termoverde Caieiras, maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário no Brasil, será inaugurada hoje em Caieiras (SP). Com capacidade para abastecer até 130 mil residências, a planta tem 21 motogeradores com 1,4 MW cada, fabricados pela AB Energy. A potência instalada total de 29,4 MW será gerada a partir de resíduos urbanos depositados no aterro sanitário da Essencis, empresa do Grupo Solví, cujo foco são os segmentos de gestão de resíduos, saneamento e energia renovável.

A central termelétrica já está conectada à rede de transmissão de energia do Brasil, o Sistema Interligado Nacional (SIN), via uma nova subestação de 138 kV. A iniciativa também reforça o uso de biogás e biometano na matriz energética brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), o Brasil tem condições de gerar 115 mil gigawatts-hora (GWh) de energia por ano com o aproveitamento dos rejeitos urbanos, da pecuária e agroindústria. Tal volume equivale a uma Itaipu e meia e poderia abastecer quase 25% de toda energia consumida em 2015.

O biometano emitido na atmosfera é prejudicial à camada de ozônio e 25 vezes mais poluente que o gás carbônico. Esse gás é resgatado e transformado em energia, um projeto duplamente verde já que deixa de emitir um gás nocivo e gera energia elétrica, poupando outras fontes fósseis.