Estre Ambiental ganha selo inédito anticorrupção

Da Redação – 13.12.2017 –

Empresa é a primeira do setor de gerenciamento de resíduos e soluções ambientais a receber a certificação ISO 37001

Em tempos de transparência, um selo que ateste o comportamento adequado é um adicional importante. A Estre Ambiental, que se classifica como a maior empresa de soluções ambientais da América Latina, tem esse diferencial ao receber a certificação ISO 37001. Ela seria, então, a primeira do seu segmento ao passar pelo processo da norma que atesta as melhores práticas internacionais na gestão da ética e também a conformidade com os requisitos da lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção brasileira).

A estrutura da empresa atenderia cerca de 31 milhões de pessoas diariamente em sete estados brasileiros. A companhia opera 13 aterros sanitários, que recebem 6 milhões de toneladas de resíduos por ano. A infraestrutura de gestão de resíduos conta ainda com duas instalações de geração de energia por meio de biogás, com capacidade instalada de cerca de 14 MW e potencial de geração de mais de 80 MW. Três instalações de tratamento de resíduos perigosos e resíduos de serviços de saúde completam a infraestrutura da Estre.

Desde 2015, a companhia desenvolve um programa de integridade com quatro pilares: comprometimento, responsabilidade, gestão de riscos e monitoramento. O programa envolve a carteira de fornecedores, que passou por due diligence de integridade, participou de treinamentos e obrigatoriamente devem demonstrar adesão ao compromisso antissuborno.

O processo de análise, estruturação e auditoria teve duração de dez meses e a certificação foi feita pela australiana QMS Certification Services. A certificação ISO 37001:2016 trata especificamente do programa de gestão antissuborno, com objetivo de apoiar as organizações que adotem esse princípio por meio de uma cultura de integridade, transparência e em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, além de processos e controles adequados para tratar os riscos.