Fibracem mira nas construtoras para ampliar uso de fibra óptica

Da redação – 16.06.2016 – 

Estratégia está sendo adotada pela empresa paranaense, que investe em parcerias com construtoras

De acordo com a fabricante de componentes para telecomunicações, existe um mercado potencial e inexplorado para o avanço das redes ópticas no Brasil. A conta é simples: apenas 1,3 milhão dos 25,5 milhões de acessos de banda larga em rede fixa são cobertos por esse tipo de infraestrutura. Ou seja, praticamente 5% desse base é coberta por fibra óptica.

O caminho para expandir suas vendas, segundo a Fibracem é apostar na parceria com as construtoras. Para Cleverson Weiss, gerente de projetos de engenharia da companhia, a tendência de maior aproximação entre os dois lados. “Com este cenário se desenhando, a previsão é que os condomínios verticais e horizontais sejam cada vez mais estruturados, com projetos bem definidos das redes internas de telecomunicações”, diz.

A combinação, na avaliação dele, envolve maior demanda por banda larga e crescimento das taxas de transmissão de dados. Para as construtoras, por outro lado, a entrega de condomínios com a rede já ativada torna-se um diferencial. E há ainda um terceiro player no jogo, as operadoras.

A partir de agora, de acordo com Weiss, empreendimentos com infraestrutura de telecomunicações completa devem aparecer com maior frequência nos projetos de construção, abrangendo, inclusive, a instalação de salas de controle que monitorem os quadros de distribuição de rede de todo o condomínio.  “Acredito que, em breve, podemos ter alarmes, câmeras de segurança, climatização, sistema de incêndio, automação de eletrodomésticos, iluminação e outros serviços totalmente integrados à fibra óptica”, conclui.