Furukawa cresce e anuncia investimentos no Brasil

Da Redação – 20.04.2018

Fabricante fecha ano fiscal com incremento e prevê aumento de capacidade, inclusive na área de fibra óptica para atender demanda do 5G

Encerrado em março, o ano fiscal da Furukawa Electric LatAm marcou um crescimento de 17%, mesmo índice previsto para o próximo período. Os resultados positivos e a demanda certa por redes ópticas com a quinta geração de telefonia móvel (5G) justificam os investimentos previstos de R$ 43 milhões. O valor engloba investimentos na expansão da linha de cabos ópticos e na produção de fibra, com repercussão não só no Brasil como em mercados como os da Argentina e Colômbia.

“A construção de redes 5G, por exemplo, vai demandar fibra óptica para o fronthaul e o backhaul”, diz Foad Shaikhzadeh, principal executivo da corporação. “Por isso, vamos ampliar em 20% a capacidade de produção de fibra óptica de nossa fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo”, complementa.

Outra novidade é a fábrica de conectividade e o novo centro de distribuição, ambos em Curitiba. Segundo Foad, a nova fábrica deverá atender às necessidades do segmento de datacenters, que demanda produtos customizados e prazos cada vez mais curtos, e dos provedores de internet (ISPs). Já o centro de distribuição tem o objetivo de atender ao crescimento da modalidade de e-commerce da empresa.

Os resultados do ano fiscal de 2017 mostraram um crescimento de 3% nas exportações, especialmente para o Sudeste Asiático e Norte da África, que passaram a fazer parte do mercado da empresa. “Essa expansão motivou a ampliação da nossa linha de produtos, por meio de parcerias estratégicas como a firmada no início deste ano com a Intracom Telecom”, afirma Foad.

O principal objetivo desse acordo é a união de competências para a oferta de soluções híbridas, integrando as tecnologias de fibra óptica e sem fio (rádio), com foco em aplicações como Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0 e redes 5G. De acordo com o executivo, a empresa aposta em soluções híbridas para atender às demandas de todos os mercados, das grandes operadoras e provedores de serviços de internet às empresas que estão aderindo ao conceito de Indústria 4.0.