Governo de MG avança na formatação de PPPs para gestão de resíduos sólidos

Da Redação – 14.09.2015 –

Projetos envolvem 54 municípios no entorno de Belo Horizonte e segue exemplo de parceria público-privada inédita firmada pelo governo mineiro em 2014 para tratamento de entulhos de construção.

Por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (SEDRU), o governo de Minas Gerais celebrou termos de cooperação técnica com dois consórcios públicos intermunicipais para desenvolver parcerias público-privadas (PPPs) que visam, principalmente, ampliar projetos de gestão de resíduos sólidos

Os acordos envolvem o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas Vertentes), formado por 19 cidades, e o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), formado por 35 cidades. Nos dois casos, o Estado apoiará tecnicamente os consórcios com a experiência acumulada pela Unidade de PPP de Minas Gerais.

O foco das PPPs em discussão é, principalmente, a coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos. E para isso o Governo traz como bagagem a PPP inédita firmada no ano passado para a realização de serviços de transbordo, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano, regiões que abrangem 47 cidades.