Governo federal libera R$ 55,5 mi para captação de água no DF

Da Redação – 16.03.2016

Nível de água da Barragem do Descoberto está abaixo da média históricaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Nível de água da Barragem do Descoberto está abaixo da média histórica. Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Para minimizar os efeitos na capital e cidades satélites, o governo federal liberou R$ 55,5 milhões ontem para a licitação de um projeto de captação do Lago Paranoá. A iniciativa é classificada como pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg.  Segundo ele, o volume de chuvas na região nos últimos dois anos foi “muito abaixo da média histórica”. Hoje, dia 16, está previsto o pregão eletrônico para construção das estruturas necessárias. A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) responde pelo projeto.

As obras envolvem a instalação de uma estação com capacidade para captar 700 litros de água por segundo, por meio de seis tanques. O prazo de implementação do empreendimento é de, no máximo, seis meses. De acordo com o governador do DF, a capital já tem licenciamento para captar, de forma definitiva, 2 mil litros de água por segundo.

Desde janeiro, as cidades e regiões abastecidas pelo Reservatório do Descoberto iniciaram um sistema de racionamento no DF. Neste mês, as áreas que recebem água do Reservatório de Santa Maria passaram a fazer parte do esquema, com interrupção provisória no fornecimento de água.