Governo inicia fusão da Valec com a EPL

Redação – 20.10.2020 –

O governo federal começou o plano de incorporação das estatais Valec e EPL (Empresa de Planejamento Logístico). Elas passaram e constituir uma única empresa, chamada Infra S.A. e a previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em 90 dias e todo o processo de junção esteja concluído em 270 dias.

O Ministério da Infraestrutura defende que a fusão reduzirá custos administrativos, mas não especifica o quanto. A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada em longo prazo. “O que espero de todos os gestores e servidores da Valec e EPL é o engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa que nasça sem as mazelas do passado, com governança e instrumentos que nos ajudem a pensar a infraestrutura no Brasil”, disse o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O processo de transição terá apoio da consultoria Falconi. “Entre os benefícios da junção estão os ganhos de escala e de eficiência; aumento de produtividade e redução de gastos de funcionamento; geração de mais valor decorrente da soma de competências chave da Valec e da EPL; e transferência de conhecimento gerencial para gestores e técnicos”, disse o head da Falconi, Vinícius Brum.

O modelo de negócios será criado pela consultoria, contemplando as seguintes perspectivas: organizacional, operacional e de gestão e seu plano de implementação. Em 90 dias, os consultores apresentarão os resultados do modelo, com padrões para a governança do projeto e o alinhamento estratégico com os principais executivos das empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *