Governo paulista prevê investimentos de R$ 4,6 bilhões em concessão de novo lote de rodovias no estado

Da redação – 29.08.2016 –

Montante seria aplicado no período total de concessão de 30 anos. Pacote inclui 747 quilômetros em dez rodovias que cobrem 35 cidades. Um dos destaques é a alta tecnologia de telecomunicações e transmissão de dados. Consulta pública vai até dia 27 de setembro. 

O processo de licitação internacional que envolve a concessão de 747 quilômetros de rodovias paulistas foi iniciado na sexta feira passada, dia 26. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a extensão a ser licitada envolve dez rodovias no estado e cruza 35 cidades. O pacote de concessões está sendo chamado de Lote Rodovias dos Calçados, por envolver cidades que concentram fábricas nesse setor, caso de Franca. Em 274 quilômetros deve haver duplicação das faixas e um dos destaques do Lote são as inovações em termos de redes de telecomunicações e de dados. A concessão também exige sistemas de pesagem de caminhões em movimento e a adoção de ciclovias em áreas urbanizadas.

SP-318 terá mais 30 km de ampliação dentro do pacote.
SP-318 terá mais 30 km de ampliação dentro do pacote.

Segundo a Artesp, os investimentos totais nesse lote devem atingir R$ 4,6 bilhões em 30 anos. Desse total, R$ 2,9 bilhões estão ligados às obras de restauração das pistas e R$ 920 milhões à ampliação de mais de 110 quilômetros da SP-255 e de 30 quilômetros da SP-318. Esses quase R$ 3,8 bilhões devem ser aplicados até o décimo ano da concessão. O restante – somando quase R$ 800 milhões – devem ser distribuídos ao longo do prazo final concedido.

Se depender da especificação divulgada pela Artesp, o Lote deve formar uma verdadeira infovia, com sistema eletrônico de transmissão de dados por rede sem fio (Wi-Fi) para informações e serviços da concessionária que vencer o processo. Os usuários ganham acesso à rede da empresa, que poderá se comunicar com os motoristas via mensagens de texto ou pelo WhattsApp.

Com a rede sem fio, a concessionária poderá eliminar a necessidade de implantação dos call boxes nas pistas, a infraestrutura de telefonia de socorro convencionalmente aplicada. A empresa vencedora deverá manter o rastreamento da pista via circuito fechado de TV (CFTV), com câmeras de vídeo capazes de analisar imagens, acoplados com IVA (análise inteligente de vídeo, na sigla em inglês). Ou seja, quem não quiser se comunicar via dispositivos móveis será acompanhado em todo o trecho pelas imagens do centro de controle.

A modelagem de negócios para o Lote envolve revisões a cada quatro anos para adequação de novos investimentos nas pistas, caso sejam necessários. “Assim, poderão ser antecipados, cancelados ou criados novos investimentos, como duplicações, implantação e/ou remodelação de acessos”, diz o anúncio oficial da Artesp. Sobre os valores de pedágio, a licitação especifica que ele deve ser aproximadamente 20% menor em comparação com os valores atuais. Os usuários que optarem pelo pagamento eletrônico terão tarifas 5% menores. Os dois descontos juntos somam cerca de 25% na redução nos valores das tarifas.