Hospitais espanhóis usam IoT contra Covid-19

Redação – 09.06.2020 –

Seis deles em Barcelona adotaram tecnologia que cobre 750 leitos, com sensores que dão indicações de localização e de temperatura

A Internet das Coisas (IoT) está sendo usada para alertar os profissionais de saúde em caso de emergências: os sensores foram colocados nos leitos dos pacientes e permitem acionar as enfermeiras mais próximas, pois a rede montada agrega recursos de geolocalização. A iniciativa, como tudo em IoT, envolve uma série de parceiros, a começar pela dona da tecnologia, a Abeeway e a empresa que integrou os recursos, a Actility Group, especializada em redes que consome pouca energia (LPWAN).

Fazem parte do grupo ainda a Everynet, responsável pela infraestrutura de rede, a Redexia, focada na conectividade de IoT, a myDevices, que criou a plataforma de software, e a Semtech, que cobriu os custos para que o serviço fosse disponibilizado de graça para os seis hospitais.

A IoT ajuda os profissionais de saúde a gerenciar melhor o grande fluxo de pacientes, causado pela pandemia. Tecnicamente a rede criada para permitir o fluxo de dados está baseada no padrão LoRaWAN, com baixo consumo de energia e que viabiliza rapidamente a ativação da infraestrutura.

Os sensores instalados nos leitos funcionam como um botão de emergência, são compactos e fáceis de limpar. Eles podem ser agregados a equipamentos, facilitando a localização dos mesmos e têm um GPS para localização externa, além de incorporarem um sensor de temperatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *