Hospitais públicos da Grande SP recebem equipamentos de telemedicina para combate ao coronavírus

Redação – 13.04.2020 –

Software da Csanmek tem recursos de inteligência artificial que identifica lesões típicas do Covid-19 em imagens de tomografia

A Csanmek vai fornecer dez dispositivos de telemedicina que permitem o diagnóstico preliminar e identificam lesões típicas do novo coronavírus a partir da leitura e análise de imagens de tomografia. A ferramenta também possui integração com equipamentos de ultrassonografia e ressonância magnética. As soluções serão fornecidas gratuitamente a hospitais públicos da Grande SP.

“Os hospitais que irão receber os equipamentos ainda não foram definidos, mas já há tratativas avançadas com representantes de várias prefeituras da Grande São Paulo para que a parceria seja viabilizada”, informa Claudio Santana, fundador da Csanmek. De acordo com ele, o primeiro acordo foi fechado hoje (13/4) com a prefeitura de Itapevi, com o objetivo de proteger a equipe médica e agilizar o atendimento aos casos da doença.

O console de consulta e atendimento remoto da já é utilizado há mais de um ano em dezenas de hospitais particulares no Brasil. O sistema também tem sido usado, em alguns casos, para conectar pacientes e familiares para conversas particulares, segundo a empresa. Outro recurso do console é a tecnologia para diversos diagnósticos como ultrassom, dermatoscópio, estetoscópio digital, radiologia e eletrocardiograma.

O sistema funciona de maneira online e conecta hospitais, médicos, profissionais de saúde e faculdade de medicina. A ferramenta permite ainda o envio em tempo real de prontuários e exames clínicos para análise de especialistas em qualquer região do país.