Huawei fecha 2016 com receita de US$ 75 bilhões

Da Redação – 03.04.2017 –

Resultado é 32% maior do que o obtido pela fabricante em 2015, mas lucro líquido praticamente estacionou com incremento de apenas 0,4%

A multinacional chinesa divulgou seus resultados para 2016, mostrando que continua forte em aplicar capital na área de pesquisa e desenvolvimento: US$ 11 bilhões, que é quase o dobro do lucro líquido obtido no ano passado. Apesar do crescimento de 32% nas receitas, o resultado final positivo praticamente estacionou em relação a 2015. A área corporativa foi a mais bem sucedida em termos de crescimento (47%), mas sua receita de quase US$ 6 bilhões ainda é pequena em relação aos US$ 42 bilhões obtidos junto às operadoras (24% de aumento).

O nicho de consumo segue como negócio intermediário, tendo faturado US$ 26 bilhões, o que indica um crescimento de 44%. Um dos destaques dessa divisão é a fabricação de 139 milhões de smartphones em 2016. No Brasil, essa faceta da Huawei é pouco conhecida, mas a marca tem uma penetração forte em outros mercados.

“Em 2016, a Huawei manteve seu foco estratégico e obteve um sólido crescimento. À medida que a humanidade continua a explorar e fazer descobertas no mundo digital, a digitalização apresenta oportunidades de negócio para todas as indústrias”, ”avalia Eric Xu, CEO rotativo da Huawei. O rotativo, no caso, acontece pela estratégia da empresa em ter pelo menos três executivos alternados nessa função.

Segundo a empresa, a estratégia para 2017 continua focada em “fluxo de caixa estável das atividades operacionais e um eficiente controle de riscos”. No Brasil, a fabricante tem operações há 17 anos e se considera “líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações”.