Indra amplia negócios no setor de energia

Da Redação – 11.12.2017 –

A empesa de tecnologia Indra comemora ampliação de 50% no volume de negócios com o setor de energia no Brasil. A companhia soma mais de 40 clientes do segmento com os quais tem contrato de service desk, gerenciamento de infraestrutura de TI, consultoria tecnológica para BPO e outros.

Recentemente a Indra estabeleceu em Campinas (São Paulo) um centro de excelência em tecnologias energéticas, o qual atua em cooperação com equipes internacionais da empresa para o desenvolvimento de soluções avançadas, algumas das quais exportadas a países da América Latina, África e Europa.

Uma dessas tecnologias é o InGRID, que permite o gerenciamento da operação e manutenção das redes de distribuição de energia. O sistema visa oferecer às smart grids melhores processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção e operação. Ele ainda inclui uma plataforma baseada em arquitetura de internet das coisas para permitir a oferta de novos serviços aos clientes das concessionárias, caso de uma plataforma para gestão de eficiência energética para grandes clientes e residências.

Outro destaque do centro de excelência de Campinas é o InGRID BDGD, parte da suíte InGRID, concebida para apoiar as distribuidoras no cumprimento do PRODIST (Procedimentos de Distribuição) da ANEEL, frente a necessidade de, em 2018, enviarem além de os ativos cadastrados no GIS, também dados regulatórios de operação e recursos humanos. Observando este cenário, a Indra antecipou a customização de sua solução, dando origem ao InGRID BDGD, que atende ao novo modelo, incluindo funcionalidades de grande relevância na qualidade de entrega, todas de acordo com o grande volume de novas informações requisitado pela agência.

Já o InGRID Messenger é a tecnologia para comunicação entre o operador, que fica baseado no Centro de Controle, e o eletricista que está em campo. Implantado em grandes distribuidoras do país, o sistema evolui a comunicação de voz baseada no sistema Push To Talk (PTT), que utiliza conexão 3G e satélite, a uma comunicação feita via dados, por meio de um aplicativo de chat cujo consumo de dados é até 60% menor comparado a outras soluções.