Inteligência Artificial permite avaliação remota de avarias em veículos

Redação – 06.10.2020 –

A GFT está lançando um sistema de reconhecimento e avaliação automática de deterioração em veículos. O IDE (Intelligent Damage Evaluation) usa algoritmos desenvolvidos para avaliar danos relacionados aos sinistros de seguros e se baseia em uma rede de provedores de banco de dados globais, bem como em tecnologias de Inteligência Artificial desenvolvidas pela IBM para análise de imagens e machine learning. Assim, avalia a companhia, é possível quantificar os custos das peças e o tempo de reparo.

“A digitalização mudou drasticamente a maneira como as pessoas usam produtos e serviços em muitas áreas da vida. Esse novo comportamento do consumidor representa um desafio para as seguradoras oferecerem de forma proativa soluções que abrirão maior caminho para relacionamentos com os clientes. O IDE foi projetado e implementado com isso em mente”, diz Marco Santos, presidente da GFT para a América Latina e os Estados Unidos.

Com o auxílio da nova ferramenta, após o usuário enviar uma simples foto da peça danificada para sua seguradora, o sistema analisa os danos e fornece feedback detalhado em 20 segundos sobre os reparos necessários e os valores envolvidos. Segundo a GFT, a tecnologia já está em negociação com uma das maiores seguradoras do país, para as quais foram analisadas imagens de veículos que sofreram algum tipo de sinistro.
O IDE é baseado em tecnologias de Inteligência Artificial de ponta usando serviços como o IBM Watson, sendo que os algoritmos que fornecem uma avaliação confiável dos danos reconhecidos foram desenvolvidos pela GFT. O reconhecimento inclui todos os componentes do perímetro da lataria do automóvel e as principais partes externas, compreendendo as unidades de luz e os para-brisas dianteiro e traseiro. Isso, segundo a desenvolvedora, torna a tecnologia a única do mercado, já que os sistemas comparáveis se limitam à detecção de danos visíveis.
O novo sistema é um aplicativo SaaS (Software as a Service), mas também pode ser integrado a modelos antigos. Para requisitos especiais, o serviço também pode ser adaptado às necessidades específicas do cliente. As fotos solicitadas, bem como mais detalhes sobre o veículo com sinistro, podem ser fornecidas via app, e-mail ou corretora de seguros.

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