Itaipu Binacional aposta em frota movida a biometano

Da redação – 01.02.2016 – 

Geradora de energia investe na divulgação do uso do biometano como combustível, ao lado dos carros elétricos.

Hoje, dia 01, começa o Show Rural Coopavel, evento que mobiliza o setor agroindustrial do oeste paranaense a partir da cidade de Cascavel (o evento vai até sexta, dia 05). No caso da Itaipu Binacional, que participa da feira, o destaque continua sendo o uso de energias alternativas como opção para combustíveis fósseis. Essa é a aposta da empresa, que vai mostrar suas experiências com o biometano. Segundo a companhia, 35% dos veículos da empresa usam combustíveis renováveis – biometano ou energia elétrica.

Por essa razão um dos 43 carros movidos com biogás da companhia fará parte do estande da geradora. A tecnologia vem sendo desenvolvida pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), que tem Itaipu como suporte. A empresa também vai montar um laboratório de biogás na feira com a intenção de simular as combinações de diferentes biomassas usadas na produção deste tipo de tecnologia.

Um dos resultados da ação da Itaipu é o incremento de projetos de biogás e de biometano na região oeste do Paraná, onde existe grande concentração de suinocultores e de proprietários de granjas. Além de empreendimentos já existentes e que usam essa energia alternativa – caso da Granja Columbari, em São Miguel do Iguaçu, e do Condomínio Ajuricaba, no município de Marechal Cândido Rondon, o destaque será um novo projeto que interliga 19 granjas e propriedades de suinocultores, também na região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *