John Deere busca mercados para equipamentos maiores

Por Rodrigo Conceição Santos – 10.06.2015 – 

A fabricante americana, que tem joint-venture e também distribui a marca japonesa Hitachi desde os anos 1990, apresentou ao mercado nacional linhas de equipamentos de maior porte para atuar principalmente no setor mineral.

Os lançamentos, segundo Roberto Marques, líder da divisão de construção e florestal da empresa no Brasil, cumprem o papel de ampliar portfólio e, consequentemente, possibilitar mais negócios na região.

As novas carregadeiras são da faixa de 24 a 34 toneladas métricas e definidamente mais utilizadas em minerações. As escavadeiras maiores são acima de 45 toneladas, chegando até 90 t.

A fábrica brasileira da marca, inaugurada no início de 2014, continua focada em equipamentos menores e não produzirá os lançamentos, de maior porte, já que o volume unitário não compensaria a montagem de uma linha de produção, segundo Marques.

“Aqui, produzimos cinco modelos de pás-carregadeiras, vários modelos de escavadeiras que vão de 16 a 35 toneladas e um modelo de retroescavadeira, além de três modelos de motoniveladoras que não são fabricadas, mas montadas no Brasil”, diz. “Esta unidade tem naturalmente a função de exportação para a América Latina, algo que vai acontecendo causalmente, de acordo com a flutuação cambial. Hoje, já exportamos algo para a Argentina, já favorecidos pelo alto valor do dólar atualmente”, conclui.