Land Rover Discovery Sport substitui locomotiva na Suíça

Da redação – 20.06.2016 –

Veículo, com motor de 180 cv, puxa três vagões pesando 100 toneladas em trilho no norte do país europeu.

Tudo bem que é uma ação de marketing, mas fica o registro da força do modelo esportivo da montadora inglesa: com capacidade certificada de reboque para 2,5 toneladas, o veículo rebocou três vagões de luxo, pesando 100 toneladas por de 10 Km. Detalhe: a tarefa foi realizada num trecho de ferrovia ao norte da Suíça. Para que isso fosse possível, a Land Rover substituiu as rodas convencionais por estruturas que se encaixam nos trilhos de trem e funcionam como estabilizadores, fabricadas pela empresa Aquarius Railroad Technologies. No trecho percorrido (foto) fica uma ponte histórica com mais de 26 metros de altura. 

Fora a troca das rodas pelo mecanismo da Aquarius, o modelo usado é o mesmo que roda em várias cidades, ou seja, com motor Ingenium a diesel e potência de 180 cv do motor, com torque de 430 Nm. Além do motor, o modelo é equipado de fábrica com sistemas avançados que garantem estabilidade e força, entre os quais o Tow Assist e Tow Hitch Assist. Outro destaque é o chamado All Terrain Progress Control (ATPC), uma tecnologia semiautônoma de direção off road que gerencia automaticamente as forças de motor e frenagem durante a superação de um obstáculo.

Carro puxou o equivalente a 49 elefantes ou 1 Boeing 300
Carro puxou o equivalente a 49 elefantes ou 1 Boeing 300

De acordo com a Land Rover, o sistema ATPC é acionado por um botão e atua para maximizar a tração em uma velocidade baixa. Funcionando como um “piloto automático para baixas velocidades”, a tecnologia permite ao motorista dar foco total na pista – neste caso nos trilhos – à sua frente.

Ainda segundo a fabricante, o veículo não precisou das marchas reduzidas para completar o desafio. Isso graças ao sistema de câmbio automático ZF de nove velocidades e ao sistema Terrain Response, que ajudaram a gerar a tração necessária para a realização da tarefa.

Historicamente, os modelos Land Rover têm um currículo extenso em testes como esse, realizado na semana passada. Desde as Séries II e IIA até os Defender mais recentes, os modelos já foram submetidos a adaptações para rodar em trilhos de trem. A última ação do gênero ocorreu com o Discovery em 1989, quando o modelo rebocou uma série de carros em Plymouth, em uma ação que demonstrava a força do motor diesel 200Tdi.

Os especialistas britânicos da Aquarius Railroad Technologies foram os responsáveis pela conversão do Discovery Sport nesta ação. Para o diretor da empresa, James Platt, “um veículo deste tamanho conseguir rebocar um peso de 100 toneladas é uma grande demonstração de excelência em engenharia e integridade. Neste teste, o Discovery Sport foi capaz de gerar mais força do que o nosso Defender que também recebeu as mesmas adaptações. Isso é notável”.