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Locomotivas da GE otimizam operação em ferrovias da Rumo

Da Redação – 19.07.2018 –

Dona da concessão de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a Operação Sul da Rumo (uma das duas divisões) usa 46 locomotivas ES43BBi, da GE, adquiridas entre 2015 e 2017. De acordo com a empresa, com sucesso. Os equipamentos teriam reduzido o tempo de trânsito (Transit Time) e as paradas de manutenção. Os números? Vamos a eles.

No primeiro trimestre deste ano, a Operação Sul registrou aumentos: a quantidade de produtos agrícolas (soja, farelo de soja e milho) subiu 21%, com um total de 2,1 milhões de TKU (Tonelada por Quilômetro Útil). Já a de produtos industriais cresceu 13,5% no mesmo período.

Os resultados são reflexo da capacidade de transporte da ES43BBi, 46% maior do que o modelo SD40 utilizado anteriormente. A mensuração de tonelada bruta transportada por cada HP do motor aumentou 45%: de 0,72 para 1,05 tonelada bruta por HP.

Já redução de Transit Time (Tempo de Trânsito) entre o Norte do Paraná e o Porto de Paranaguá foi reduzida em 8,34% desde o início das operações com a ES43BBi no final de 2016. Paralelamente, as paradas causadas por mau funcionamento caíram 84,10%.

Com tecnologia adaptada à bitola métrica, utilizada na maior parte da malha ferroviária brasileira, a ES43BBi conta com um sistema de tração de corrente alternada que fornece 38% mais capacidade de tração em comparação a modelos anteriores.

Locomotivas são consideradas digitais pelos sistemas de monitoramento de falhas

As atuais locomotivas também são menos poluentes: o motor Evolution GEVO-12 utiliza melhor o combustível e possibilita uma redução de 26% em L/TKB (litros por tonelada bruta transportada) no consumo de diesel em relação às máquinas que operavam antes.

A ES43BBi é uma “locomotiva digital”, pois conta com um sistema operacional online integrado à General Electric (GE), fabricante das máquinas. Essa tecnologia faz um diagnóstico antecipado de anomalias, reduzindo o tempo que a locomotiva fica parada para eventuais diagnósticos. A confiabilidade da máquina levou os intervalos de manutenção preventiva a serem semestrais.

Hoje, a frota da Rumo conta com 46 modelos ES43BBi que circulam de Maringá e Londrina a Curitiba ou Rio Negro. Os trens operados hoje são de 105 vagões com duas locomotivas, enquanto que com outras frotas eram necessárias de três a quatro locomotivas para fazer a mesma viagem.

Posted in Transportes e logísticaTagged ES43BBi, ferrovias, locomotivas, Operação Sul, Rumo

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