Maestro de fibra óptica: software ajuda a “orquestrar” redes de telecom

Da Redação – 05.11.2015 –

Tecnologia da Ciena para melhor provisionamento de serviços e gerenciamento da rede mostra que a empresa está avançando da tradição em infraestrutura de telecom para a de gestão de redes por software.

Tendo nascido com soluções focadas em infraestrutura óptica, a Ciena acumula um interessante know how nessa área, o que facilita seu posicionamento como ofertante de tecnologias para redes definidas por software (SDN).  É o que acontece com a versão aprimorada de sua plataforma Blue Planet, focada na “orquestração”. Como o nome indica, esse tipo de recurso funciona como um gerenciador sofisticado, tirando melhor partido de cada um dos integrantes da rede.

Entre as funcionalidades destacadas pela Ciena com o Blue Planet está a personalização rápida e o desenvolvimento acelerado de aplicativos, incluindo os de terceiros e baseados em código aberto. Ou seja, a empresa facilita a criação de um ecossistema aberto, como já existe em outros ambientes de software. Com isso, a operadora não fica amarrada a soluções proprietárias.

Outra característica do software, na avaliação da Ciena, é a programação self-service de recursos, tanto físicos como virtuais, reduzindo custos de fornecedores de serviços de suporte a operação (OSS) ou de integração. Essa palavra, aliás, permeia a funcionalidade de juntar novas plataformas e legados. O segredo aqui é reduzir a complexidade de rede com um padrão de modelo de negócios e notação, da sigla em inglês BPMN. A liberdade de escolha para as operadoras também aconteceria em função de uso de outros fornecedores e também pela incorporação de mais de 15 padrões ou bases de código aberto.