MME leiloa 29 contratos de concessão para usinas hidrelétricas

Da Redação – 11.01.2016 –

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia assinou 29 contratos de concessão para hidrelétricas brasileiras. Segundo Luiz Eduardo Barata, ministro interino do MME, a operação de algumas dessas unidades geradoras terá contrato por mais de 30 anos, o que deve contribuir para a segurança energética do país no período.

“Sobre a segurança energética, é preciso destacar que essa tem sido a prioridade maior do Governo e do Ministério de Minas e Energia na gestão do ministro Eduardo Braga”, disse. ”Todos esses investimentos que têm sido realizados, todas as ações de reorganização e de estabilização do setor, têm que resultar em um cenário que se tornou nosso mantra no Ministério de Minas e Energia: um sistema elétrico cada vez mais robusto, com custos declinantes e competitivos internacionalmente”.

Para Barata, esse leilão registra um marco para o setor elétrico, por trazer aprimoramentos no processo licitatório e ao definir a figura da bonificação pela outorga, com arrecadação de R$ 17 bilhões. A competitividade do leilão, que teve todos os lotes arrematados e o preço médio obtido pela energia das UHEs de R$ 124,88 MWh, também foram apontados como pontos positivos pelo ministro-interino, pois os valores estariam abaixo do custo de expansão previsto para o setor, mas em patamar que garante rentabilidade adequada aos investidores.

“Algumas dessas hidrelétricas constituem verdadeiras pérolas do nosso setor e marcos para a engenharia de nosso País. Pois são usinas com mais de cinquenta anos de operação continuada, que se tornaram ícones não só do setor nacional, mas referências internacionais”, disse.