Mobiliário urbano ganha solução de PVC com MDF

Da Redação – 10.08.2017 –

Parceria entre a Brasken e a Perfiltec viabiliza material que tem outras aplicações na construção civil e em indústrias como a automotiva

A gigante Brasken, autodenominada maior petroquímica das Américas, abriu uma nova frente para aplicação do PVC, bastante conhecido no Brasil pela aplicação em tubulações de água e esgoto. Junto com a gaúcha Perfiltec, de Caxias do Sul, ela desenvolveu um novo compósito, misturando o plástico consagrado com pó de MDF, material oriundo da madeira e fabricada com fibras sintéticas. O produto final são perfis extrudados, os quais podem ser usados, por exemplo, na cobertura de mobiliário urbano, incluindo pontos de ônibus.

“Reunimos as características do polímero PVC com o MDF em pó e encontramos uma tecnologia bem interessante para vários segmentos. Este produto já tem um mercado grande no exterior e esperamos crescimento no Brasil em breve”, afirma Wagner Ormanji, engenheiro de aplicação da Braskem.  Segundo ele, o material tem a aparência de madeira natural, mas com características diferenciadas incluindo maior durabilidade e resistência mecânica, menor peso, baixa absorção de água, imunização contra pragas e material anti-chamas.

O aspecto sustentável começa com a reciclabilidade total dos perfis e o uso da matéria prima – pó de MDF – oriundo da indústria moveleira da região de Caxias do Sul, onde está a Perfiltec.