Novo terminal do Aeroporto Internacional de BH entra em operação

Da Redação – 06/12/2016 –
Projeto da concessionária BH Airport foi construído pela Racional Engenharia dentro do prazo e orçamento estabelecidos inicialmente.

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte entra em operação no dia de hoje (06/12) como um modelo em gestão de projeto de infraestrutura. Em uma época marcada por suspeitas de superfaturamento em muitas obras públicas, o empreendimento destacou-se por ser concluído dentro do prazo e do orçamento estabelecidos inicialmente, uma prática usual em contratos entre entes privados.

Concedido à empresa BH Airport, o projeto envolveu a reforma do terminal já existente e a construção de um novo terminal, ampliando a capacidade do aeroporto para 22 milhões de passageiros por ano. A nova ala ocupa uma área de 52 mil metros quadrados e, com isso, aumentou o aeroporto para 132 mil metros quadrados de área construída.

A obra ficou sob responsabilidade da Racional Engenharia, especializada em construções industriais, de shopping centers e demais projetos privados, que também realizou a reforma do terminal existente e a implantação do viaduto de embarque/desembarque de passageiros. “Assumimos as operações do aeroporto com o propósito de implantar o novo terminal em um prazo desafiador e a nossa parceria com a Racional foi fundamental para a conclusão deste projeto”, afirma Paulo Rangel, diretor-presidente da BH Airport.

Com 45 anos de experiência na construção de empreendimentos privados e mais de 600 obras de grande porte já executadas nessa área, a Racional vislumbra esse novo empreendimento como uma oportunidade para ingressar no segmento de infraestrutura. “Conseguimos replicar para o setor de concessões a lógica de performance empresarial, por meio de uma estrutura ágil de gestão, metas bem definidas e custos competitivos”, afirma Newton Simões, presidente da construtora.
Ao adotar essa cartilha, ele destaca que é possível oferecer ao contratante a previsibilidade nos custos e no prazo da obra, fator fundamental para o sucesso em contratos privados. Com esse modelo, Simões espera alavancar a participação da empresa em novos projetos de concessão e PPPs (parcerias público-privadas).