Obra de rodovia usa drenagem com tubos de PEAD

Da Redação – 12.05.2017 –

Leve e fácil de transportar, o produto viabiliza uma melhor logística na execução da obra em relação às tradicionais tubulações utilizadas em drenagem pluvial de pistas.

As obras de implantação do novo sistema de drenagem da rodovia BR-493, que liga o Norte do Rio de Janeiro à capital do estado, vão adotar tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) em lugar das tradicionais tubulações de concreto e de outras soluções geralmente adotadas para este propósito.  As obras, que se estendem por um trecho de 25 quilômetros da extensão, integram o projeto de duplicação da rodovia e também foram programadas para melhorar o escoamento das águas pluviais, devido aos constantes alagamentos em alguns pontos da via.

Ao analisar as alternativas para o sistema de drenagem da via, a construtora responsável pela execução do projeto optou pela Tigre-ADS para o fornecimento e instalação da tubulação. Os tubos utilizados serão corrugados na parte exterior – o que garante sua maior resistência mecânica – e lisos na parte interior – para proporcionar excelente desempenho hidráulico. Além disso, por ser leve e fácil de transportar, o que facilita a logística da obra, o tubo PEAD também se destaca por atingir uma vida útil superior em relação aos sistemas tradicionais de tubulação para drenagem.

O gerente geral da Tigre-ADS, José Cattani, revelou-se lisonjeado em ver uma solução de sua empresa ser escolhida para um relevante projeto rodoviário como a duplicação da BR-493. “Nesse caso específico, é necessário ser ágil e isso reforça as características dos nossos produtos, que são rápidos e fáceis de instalar, gerando economia no tempo e no custo da obra”, diz ele. O projeto da rodovia, que está sob responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), iniciou em dezembro de 2016 e tem conclusão prevista para maio de 2018.

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